lista-de-presentes-de-casamento1

O Que é Proibido Colocar Na Lista De Presente de Casamento?

Normalmente a lista de presente de casamento leva horas para ser elaborada pelos noivos, não é fácil pensar em coisas que você provavelmente irá precisar em sua futura casa se você nunca morou sozinha.

Aí é o momento em que deverá pedir ajuda à sua mãe, avós e amigas que já tenham se casado, não é verdade?

Mas existe certo e errado em lista de presente de casamento? Será que existe algumas coisas que são proibidas para se colocar na lista? É o que veremos aqui, preste bem atenção!

O Que Deve Ter E o Que Não Pode Ter Na Lista De Presente de Casamento

Na realidade não existe o certo e o errado na hora de elaborar sua lista de presente de casamento, o que existe na verdade é o elegante e o deselegante.

E duas coisas são essenciais para você não se tornar deselegante na hora de fazer o pedido dos presentes, bom senso e dar liberdade para os convidados. Até que ponto uma lista pode “exigir” o que os convidados devem dar de presente? Vamos ver uma lista de coisas que você não deverá incluir ou fazer ao elaborar, veja:

1 – Cartãozinho da Loja Anexado Ao Convite

Em hipótese alguma você deverá sequer pensar em fazer isso. É um dos atos mais deselegantes da noiva. Os convidados acabarão se perguntando, está me convidando só para que eu dê uma televisão de 55’’?

2 – Exigir Tal Presente Para Tal Convidado

É o caso do mesmo exemplo que dei acima, o convidado recebeu o convite com um cartão pedindo uma televisão de 55’’. Imagine o constrangimento e a cena chatíssima que será? Lembra que disse no início desse tópico, quais são as duas coisas essenciais para você não se tornar deselegante?

Sim, bom senso e liberdade para o convidado, ele deverá decidir qual o presente irá de acordo com o seu orçamento e não cabe a você decidir isso, combinado?

3 – Não Peça Somente Objetos Caríssimos

Mais uma vez o bom senso deve reinar, sua lista deve ser elaborada em cima de preços razoáveis. Especialistas revelam que em uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, os convidados costumam gastar em média de 150 a 500 reais, então é indicado que se baseiem nesse limite de valor.

4 – Não Peça Objetos Surreais

Já vi um caso onde os noivos incluíram um notebook na lista de presente de casamento. Todo mundo consegue viver sem um notebook, e sinceramente não existe notebook realmente bom que custe menos do que 1.200,00.

Peça objetos e itens de valor que realmente serão necessários para compor o dia-dia de uma casa nova normal.

5 – Não Peça Itens de Uso Pessoal

Mais uma atitude considerada deselegante, pedir chapinha, secador de cabelo, depilador e outras coisas que de modo algum devem ser incluídas em uma lista de presente de casamento.

Primeiro por que é constrangedor um convidado lhe dar um depilador de presente e segundo que esses itens pessoais cabem a você escolher qual o melhor para seu uso inteiramente pessoal.

6 – O Grande Dilema: Pedir Dinheiro

É certo que existem muitos casais que já possuem uma casa montada, ou até mesmo decidem fazer uma viagem de lua de mel inesquecível, mas ficam acuados em pedir o valor em dinheiro.

Você pode sim optar por pedir o valor em dinheiro, mas deve tomar um cuidado enorme para não parecer uma atitude grosseira e deselegante.

Primeiramente, você deve observar o perfil financeiro de seus convidados de modo geral, optar por um valor acessível a todos, porém pode ser que algum convidado seu esteja passando por um momento difícil e não poderá contribuir com a quantia estipulada.

Pensando nisso, o ideal é que mesmo que vocês optem por pedir valores em dinheiro façam uma lista básica de itens de baixo valor em pelo menos 1 loja física, possibilitando assim maior opção de escolha para seus convidados.

A real intenção da lista de presente de casamento é basicamente dar uma ajudinha aos convidados dando ideias do que você realmente necessita, em hipótese alguma isso deverá se tornar uma obrigação. Você nunca deverá tirar o prazer dos convidados em lhe dar o presente que eles desejariam de fato.

Se gostou dessas dicas deixe sua opinião nos comentários abaixo e não esqueça de compartilhar com suas amigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *